DICAS, TRUQUES, PENTEADOS E MAIS...





Deixe o rosto mais fino com truques de maquiagem


Aquelas que sofrem porque e gostariam de ter as faces mais angulosas como as atrizes de cinema não precisam mais se preocupar com o “rosto de bolacha trakinas”! Com tantos truques que a maquiagem nos permite realizar, surge mais um para destacar certos pontos-chave das feições usando apenas blush, pó bronzeador e iluminador.




Veja como é fácil:


Pincel:
 antes de aplicar qualquer produto é necessário ter a ferramenta certa. Como o objetivo é realçar alguns ângulos específicos, o pincel anguloso é uma ótima aposta. A M.A.C. (marca norte-americana de maquiagem) possui uma grande variedade de pincéis especiais. Vale a pena dar uma checada.

Pó Bronzeador: O pó bronzeador é incrível para contornar e causar um jogo de sombras porque geralmente é um ou dois tons mais escuro do que o tom real da pele.  Depois de escolher o pó correto para o seu tom de pele (lembre-se: ele não pode ser mais de dois tons mais escuro, senão o contraste fica muito visível e pouco natural), vem a etapa de aplicá-lo nos pontos corretos:
·         Na diagonal, abaixo dos ossinhos da bochecha ou paralelamente à linha da mandíbula. Isso irá ressaltar as maçãs do rosto.
·         Nas laterais do nariz fará com que ele pareça mais longo e fino.
·         Contornando a mandíbula e abaixo do queixo, para quem tem o rosto arredondado é ideal para alongá-lo.

Blush: o blush deve vir acima do local onde o pó bronzeador foi aplicado nas bochechas, também paralelo à mandíbula. Isso irá destacar as maçãs do rosto. Apenas uma recomendação quanto ao blush usado: como ele será combinado com o bronzeador para causar o efeito, evite tons de blush muito rosados, pois isso causará um conflito de tons entre os dois. Opte por tons avermelhados e alaranjados. Se a pele for muito clara ou muito puxada para o rosa, vale usar um pouquinho, mas sem abusar.

Iluminador: iluminadores são a ferramenta-chave dos truques de todos os maquiadores. Aqui vão os segredos desse produto tão estimado: 

·         Use-o para contornar os lábios. Assim, o formato deles ficará mais proeminente e eles irão parecer mais cheios e carnudos.
·         Cubra levemente a linha superior do nariz com ele (esse segredinho é adotado frequentemente por famosas como Kim Kardashian e Jessica Simpson) para ajudar a afinar as linhas do nariz.
·         Aplique-o no canto inferior da sobrancelha (em cima do ossinho que faz a curva da sobrancelha).
·         Se quiser que os ossos da bochecha e a maçã do rosto realmente se destaquem, passe um pouco do iluminador em cima do blush.

O truque exige alguns treinos para conseguir prática, mas não perca a paciência: quando você dominar essa arte nunca mais terá que se preocupar em olhar para uma foto e imaginar uma bolacha no lugar do rosto.

Fonte: as informações foram retiradas do site
 Yahoo! Shine e blog Birchbox





Dá para se livrar das olheiras?

10 aliados no combate às olheiras

Cuidados básicos, tratamentos poderosos e truques caseiros: especialistas ensinam como amenizar as incômodas manchas escuras
Mais do que reflexo do cansaço e de noites mal dormidas, as manchas escuras ao redor dos olhos podem ser desencadeadas por diversos motivos. "A alta concentração de melanina e a congestão dos vasos da região aliados a alergias, excesso de sol e fumo agravam o problema bem como a hereditariedade", explica a dermatologista Márcia Salhani. A boa notícia é que muito pode ser feito para driblar todos esses fatores e devolver à pele o frescor e a vitalidade.

As manchas escuras ao redor dos olhos por vezes são fruto do excesso de pigmentação da pele. A dermatologista explica que "Os raios UVA e UVB estimulam a produção da melanina, por isso o uso do filtro solar também é fundamental nessa região". Vale lembrar que ele precisa ser reaplicado ao longo dia - essa regra vale para inclusive para quem trabalha em ambientes internos.

Compressas
"Ajudam na medida em que refrescam e descongestionam", indica Márcia Salhani, que ensina como preparar a compressa de camomila: faça um chá concentrado, espere esfriar e coloque alguns minutos no freezer. Aplique sobre os olhos e deixe agir por 10 minutos. Molhe algumas vezes o saquinho no chá gelado e reaplique. Faça a compressa deitada, com a cabeça elevada - esta posição estimula os vasos a voltarem ao tamanho normal, reduzindo o inchaço. Quer algo ainda mais prático? Mantenha na geladeira água boricada ou soro fisiológico. Sempre que desejar, basta umedecer pedaços de algodão e deixar um pouquinho na região dos olhos.
Make-up
Disfarça o tom da pele escurecida. "Os pincéis fazem diferença no acabamento. Aplicando o corretivo com o dedo, por exemplo, a mão absorve parte da água do produto. A pele do rosto também vai cumprir seu papel nesse sentido e o resultado é o efeito craquelado que toda mulher detesta. A água some, restando apenas a pigmentação, comprometendo a camuflagem", ensina o maquiador e beauty stylist Douglas Guerra.
Corretivo
Antes de qualquer coisa é preciso hidratar-se. Há cremes específicos de resposta rápida que energizam a região dos olhos - uma ótima pedida para quem está com pressa. Na hora de escolher o corretivo, fique de olho na textura e na coloração. Manchinhas no queixo, maçãs e testa geralmente exigem tons diferentes dos usados nas olheiras. "A dica valiosa parte do princípio deque a maioria das brasileiras possui olheiras que seriam anuladas com corretivos de base rosada. E não amarelada", entrega Douglas Guerra.
Massagem
Durante a aplicação dos cremes estimule a circulação das pálpebras superior e inferior. "Como a região dos olhos possui um tecido mais frágil e delicado, é preciso tomar cuidado para não puxar muito a pele - o que estimula a flacidez. Feito com cuidado, duas vezes por dia, de manhã e à noite, esse ritual é capaz de diminuir o inchaço", orienta Márcia Salhani.
Cosméticos
Olheiras desencadeadas por pigmento depositado nas camadas mais profundas da pele pedem ativos clareadores como hidroquinona, vitamina C, arbutim e mequinol. Para reduzir o edema, cremes tópicos com ginkgo biloba, cafeína, rutina e vitamina K prometem resultados eficientes. Retinol e peptídeos ajudam a fortalecer e estimular a produção de colágeno. Formulações com cafeína, chá verde e aloe vera colaboram para a contração dos vasos sanguíneos, pois têm ação anti-inflamatória.
Drenagem linfática
Atua na melhora da circulação sanguínea, ampliando a vascularização onde é aplicada. "Dessa maneira ameniza bolsas e marcas de expressão na região dos olhos e contribui para o clareamento da pigmentação escura", explica Vanessa Nagy, fisioterapeuta, especializada em drenagem linfática corporal e facial há 10 anos. Ela ainda ressalta: "Os efeitos não são definitivos, duram por certo tempo, que varia de pessoa a pessoa, por isso a manutenção do tratamento é fundamental".
Quinoa
Quando as olheiras são resultado do mau funcionamento dos rins a quinoa pode ser mais uma aliada. Apontado como o alimento perfeito e o melhor de origem vegetal pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e Alimentação, o cereal de origem boliviana tem alto valor nutritivo. "Rico em proteínas, é fonte de fitoestrógenos, que estimulam o trabalho dos rins. Consumir 100 gramas diariamente ajuda a manter os níveis de hormônios equilibrados", salienta a nutricionista Ana Paula Cedra.
Peeling
Desencadeia um processo de esfoliação que produz descamação da pele, com posterior regeneração do tecido, melhorando a textura. Além de clarear as manchas, atenua rugas finas e estimula a renovação do colágeno que dá mais firmeza à pele.
Tratamentos estéticos
A medicina oferece terapias potentes. A dermatologista Márcia Salhani destaca alguns deles: "O laser destrói o pigmento escuro provocado pelo acúmulo de melanina. Outro procedimento muito eficaz é a carboxiterapia, que consiste na aplicação de gás carbônico na pálpebra inferior para melhorar a oxigenação da área. Isso ajuda a eliminar toxinas, além de estimular a produção de colágeno para suavizar marcas de expressão. É o mais indicado para quem tem olheiras associadas à flacidez e linhas finas ao redor dos olhos".
Por Renata Nantes | Yahoo! Rede de Contribuidores – sex, 6 de jul de 2012 11:33 BRT




Tire suas dúvidas sobre saúde dos cabelos



Existe um limite para o crescimento do cabelo? Por que os fios param de crescer e por que ele parece diferente quando viajamos? Essas são algumas das perguntas que sempre nos fazemos. Afinal, quem nunca teve um confronto com os fios, principalmente depois de acordar?


Mas não temam! O cabelo não tem vontade própria e é possível sairmos intactos dessa briga. Confira o que a dermatologista Cristine Carvalho tem a dizer sobre a saúde das madeixas:


Usar o secador nos cabelos todos os dias pode estragar os fios?

Na verdade, segundo a doutora, o importante não é necessariamente quantas vezes você usa o secador por semana ou se você usa o secador todos os dias. O ponto crucial dessa questão é estar atento à temperatura do secador, pois se você usa sempre o secador na temperatura máxima e muito próximo aos fios, o calor que sai pode causar o aparecimento de pequenas bolhas na parte interna da haste capilar. “Estas bolhas danificam e desidratam a queratina do fio, provocando a quebra e outros danos ao cabelo”, ensina Cristine. Assim, se você precisa usar o secador diariamente, é melhor diminuir a temperatura. Isso pode não ser prático, mas é o mais recomendável.  Se você não consegue reduzir o calor, use sempre produtos que ofereçam proteção térmica aos fios.



Há como melhorar o aspecto dos cabelos oleosos?

O cabelo oleoso é determinado pela genética ou por doenças do couro cabeludo, que podem aumentar a produção de sebo no local. Existem medicamentos que podem diminuir a quantidade de oleosidade da pele e do cabelo, como o Roacutan. Mas não existe um tratamento que possa reduzir definitivamente a quantidade de oleosidade que seu organismo produz. Se você tem realmente um cabelo oleoso, você deve procurar lavá-lo tão frequentemente quanto possível, para manter a oleosidade sob controle. Outra sugestão da dermatologista é fazer o diagnóstico correto, para saber se não há alguma doença que esteja provocando isso.



O que é normal quando se trata de queda de cabelos?

Diariamente, podemos perder entre 50-100 fios de cabelo. “Se você perceber que está perdendo muito mais do que isso, ou se o seu cabelo está caindo em um só lugar, consulte o seu dermatologista”, alerta a doutora.  “Fatores do estilo de vida - como dieta e estresse -  podem afetar a perda de cabelo. Doenças como a anemia e o envelhecimento também são causas para a queda”.





O cabelo pode ser condicionado a se comportar de 
uma maneira diferente?

“Não sem causar algum dano ao longo do caminho”, afirmou Cristine. Você não pode realmente mudar a textura do cabelo, sem danificá-lo. Há uma grande quantidade de produtos no mercado que podem fortalecer, desembaraçar e dar volume. Para realmente mudar a estrutura do cabelo, você teria que fazer isso quimicamente, o que enfraquece os fios.


O que causa as pontas duplas? Há uma forma de repará-las?
De acordo com a dermatologista, as extremidades rachadas são resultado do envelhecimento do próprio fio de cabelo. A ponta é a parte mais antiga do cabelo, que cresce geralmente para fora do folículo, de quatro a seis anos, de modo que as extremidades já foram alvo de muitos danos. “É como uma corda: as extremidades vão se desgastando”. Não há nada que você realmente possa fazer para evitar este processo. Você pode aplicar um produto reparador no cabelo e dar às pontas duplas uma aparência melhor, mas você não pode curá-las ou consertá-las, exceto se cortá-las.




Por que o cabelo fica diferente quando viajamos?

A umidade (ou a falta dela) é o maior fator que pode afetar o seu cabelo. Você pode tentar evitar este processo, usando um produto de alisamento do cabelo, antes de viajar para um lugar menos úmido. Mas se o seu cabelo tem um  frizz natural, não há muito o que você possa fazer.



Há algum problema em lavar os cabelos todos os dias?

Para algumas pessoas, lavar os cabelos todos os dias não traz malefício algum, pois existe um tipo de fio que realmente precisa de uma limpeza diária. Nesse caso, há benefícios para o cabelo, que se livra dos fios mortos. Mas se você pode evitar lavar os cabelos todos os dias, faça isto. Este pode ser o melhor caminho a ser percorrido, especialmente em relação à lavagem. É o mesmo raciocínio empregado para a pele: tomar muitos banhos diários traz prejuízos à pele. Secar o couro cabeludo todos os dias pode torná-lo mais propenso à quebra e a outros danos. Ainda assim, se você gosta de lavar o cabelo todos os dias, tente tirar uma folga nos fins de semana ou uma vez por semana, pelo menos.




Há um limite para o crescimento do cabelo?

Existe, e ele é diferente para cada um. O limite para o crescimento do cabelo depende de quanto tempo o folículo piloso permanece em fase de crescimento. Para que o seu cabelo atinja três metros de comprimento, ele tem que crescer por seis anos. Algumas pessoas têm um cabelo que faz isso, já os folículos dos cabelos de algumas pessoas entram numa fase de repouso mais cedo do que isso. Normalmente, os fios de cabelo são destinados  a crescer entre dois e três metros de comprimento.



O QUE É A CASPA?
Antes de detalharmos o universo da caspa, é preciso explicar onde tudo acontece. A pele da nossa cabeça, a parte coberta com cabelo, é chamada de couro cabeludo. Assim como a pele de todo o nosso corpo, esse tecido também é formado de uma camada externa chamada Epiderme, uma intermediária, a Derme, e uma de gordura que fica logo abaixo da derme, chamada Hipoderme.
A pele, ou tecido cutâneo, é considerado o maior e mais pesado órgão do ser humano e tem as funções de proteção contra agentes externos, atua na perda excessiva de água corporal, protege de irritações e infecções, além de trazer outros benefícios fundamentais para a nossa sobrevivência.
Nosso corpo elimina constantemente células mortas. Isso acontece para que ela se renove e se mantenha sempre saudável. Essa troca, na maioria das vezes, é imperceptível. O mesmo acontece com a pele que recobre a cabeça. Ela está sempre se renovando em um ciclo constante de morte e nascimento celular. Os problemas começam a aparecer quando este ciclo sofre alguma interferência. No caso do couro cabeludo, quando ele é “atacado” de alguma maneira. Alguns produtos químicos, micróbios, alimentação inadequada, alta exposição ao calor e mesmo estresse físico ou psíquico podem causar o enfraquecimento da pele do couro cabeludo, deixando-a mais sensível e sujeita a doenças e disfunções.
Afinal, o que é a caspa?
Em condições normais, a pele do couro cabeludo é substituída, mais ou menos, uma vez por mês. Entretanto, quando a pele está mais sensível e suscetível à irritação, a troca de células se torna mais intensa e, consequentemente, a eliminação de células mortas também. E a caspa nada mais é do que a eliminação em massa destas células mortas do couro cabeludo em um período menor de tempo.
O que acontece é que quando todas essas células mortas se juntam, tornam–se visíveis. É preciso que o couro cabeludo esteja frágil para que a caspa se manifeste, forçando a pele a se renovar em uma velocidade maior, gerando o acúmulo de células mortas.
De forma resumida, a caspa é causada por uma disfunção das glândulas sebáceas do couro cabeludo e que causam descamação excessiva do tecido cutâneo. Essa disfunção normalmente é agravada pela presença de um fungo, o Malassezia, que está naturalmente na pele do ser humano. A diferença é que, por um conjunto de fatores que veremos detalhadamente a seguir, esse fungo pode - ou não - causar a caspa.
Caspa é doença?
Não. Ao contrário do que a maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com falta de higiene. Ela é um estado do couro cabeludo. Outros dois pontos que precisam ser esclarecidos: caspa não é contagiosa e não existe uma cura definitiva, o que existe é um controle de suas causas.
A caspa tem cura?
Não, a caspa é um problema crônico. Com a utilização freqüente de produtos anticaspa, uma boa alimentação, hábitos saudáveis e controle de stress, a caspa pode ser controlada.
A caspa é transmissível de pessoa para pessoa?
Não. A caspa é originada por uma disfunção das glândulas sebáceas no couro, sendo agravada pela presença de bactérias e fungos e portanto não é transmitida de pessoa para pessoa.
Quais são os agentes causadores?
Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, dentre eles: alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool, estresse físico e psíquico, além de fatores genéticos que podem causar algum tipo de disfunção no couro cabeludo. Também destacamos os agentes estimulantes externos, como exemplo, o uso em excesso de secador e chapinha
para alisamento capilar, alta exposição ao sol e uso de água muito quente durante o banho, entre outros. O calor afeta o couro cabeludo, deixando-o ressecado e, desta maneira, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzir mais sebo, aumentando as chances do desenvolvimento da caspa.
Tipos de Caspa
O que muitas pessoas não sabem é que a caspa pode aparecer de duas formas diferentes, dependendo das características de cada couro cabeludo.
A caspa composta por pontinhos brancos que costumam ficar presos nos fios ou evidentes em roupas escuras é característica de quem possui couro cabeludo seco. Já pessoas com o couro cabeludo oleoso têm mais tendência à caspa em forma de pequenas placas de pele que normalmente ficam grudadas na cabeça devido ao excesso de oleosidade.
Tratamento e Prevenção
Aliada ao uso de um bom shampoo, a caspa também pode ser controlada com a adoção de bons hábitos. Não é novidade que uma vida saudável mantém nosso corpo em harmonia, evitando o surgimento de doenças e “desequilíbrios” que podem trazer consequências, como a caspa. Também devemos amenizar os efeitos de agentes externos ao couro cabeludo.
Um dos fatores causadores são as altas temperaturas, portanto, vale a pena evitar banhos muito quentes, o uso excessivo de secadores e chapinhas de alisamento, e exposição prolongada ao sol sem proteção. Também é recomendável uma alimentação adequada, rica em frutas, verduras e cereais, e a prática de exercícios físicos regulares. Uma vida sem estresse é outra dica importante, pois seus efeitos - como o cansaço, a angústia e a depressão - também podem ser catalisadores da caspa. Desta maneira, evite comida rica em gorduras trans, encontradas em frituras, fast-food e alimentos industrializados em geral, não fume e evite a ingestão excessiva de álcool.
Apesar de mais de 40% da população brasileira admitir que tem ou já teve caspa, apenas 23,8% tenta solucionar o problema usando shampoos anticaspa (Fonte: Kantar Worldpanel - 2009). Isso porque poucos sabem como usar adequadamente esses produtos e muitos ainda acreditam em mitos históricos relacionados ao tema.
Até hoje, a única solução realmente eficaz no combate à caspa – e cientificamente comprovada
- é o uso contínuo do shampoo e condicionador anticaspa. Como a caspa surge de uma disfunção das glândulas sebáceas agravada pela ação de bactérias e fungos, só é possível controlá-la usando produtos desenvolvidos especialmente para combater suas causas. E, como esses agentes causadores não podem ser totalmente eliminados, só o uso contínuo desses produtos garante que o problema não volte a aparecer.







LINDOS PENTEADOS


                                       Segredo do loiro




Muita gente pensa que um loiro perfeito é conquistado apenas por quem nasceu com os fios dourados. Bons profissionais, habilitados em técnicas avançadas e munidos de excelentes produtos, podem realizar o sonho de um loiro perfeito - que precisa ser chic e parecer completamente natural. O segredo para se conseguir glamour e naturalidade é misturar muitos tons de loiro e ter um cabelo saudável e brilhante.
A gente costuma ver por aí cabelo em um único tom de loiro. Lady Gaga pode fazer sucesso com suas madeixas monocromáticas, mas no dia a dia o resultado é uma aparência artificial e nada elegante. Para se chegar em uma coloração natural é preciso usar varias tonalidades de loiro, difíceis de diferenciar por pessoas que não são profissionais. Essa mistura de tonalidades com pouco contraste é que vai dar o conhecido efeito 3D, com efeito de profundidade e volume dos cabelos.
O chamado efeito 3D consiste em começar no topo da cabeça com tons mais claros e ir escurecendo aos poucos na direção da nuca. Na raiz do cabelo vale usar a técnica de zigue zague esfumaçado, que ameniza as marcas de onde começa ou termina o descoloramento. Com esse jogo de luz e sombras, os  tons ganham um degradê lindo e imperceptível.
No próximo post, vou falar sobre brilho nos cabelos loiros.



Não adianta ter cabelos loiros com aparência de fios ressecados. Por isso, antes de pensar em ter um loiro perfeito é fundamental investir na saúde dos fios. Cabelos porosos, cujas cutículas estão danificadas, não brilham. Isso porque os fios são como estradas: estando esburacadas, os carros sofrem para passar. Fios brilhantes significam fios sem danos na cutícula, assim a luz que incide sobre eles pode ser refletida, sem ficar retida nos fios.
Se os cabelos estiverem danificados, vale investir em um tratamento intensivo até que os fios recuperem sua saúde. Uma opção é o tratamento em casa, com Natura Plant Choque Regenerativo ou Hidratação Reparadora. Tratamentos em salões, como botox dos fios e hidratações intensivas, também são uma excelente pedida.
Os descolorantes atuais procuram preservar a estrutura do cabelo, mas acabam danificando os fios para despigmentá-los. Por isso, depois de descolorir, invista em uma hidratação antes de sair do salão.
Aposte em bons produos para o cuidado diário dos fios. A linha Natura Plant Realce da Cor ajuda a manter a coloração e recuperar os fios danificados. O Creme de Pentear com Proteção Solar impede que os fios sofram alteração da cor por efeito do sol.
  


APRENDA A FAZER UM COQUE LINDÍSSIMO PARA FESTA

by Roberto M.
Hoje em dia, no mundo inteiro, é normal, tanto homens quanto mulheres olharem para o espelho e terem vontade de mudar o visual dos cabelos. São usadas várias fórmulas para essa mudança: cortes, tinturas, alisamentos, permanentes.
Entretanto, essa transformação, que de início é tão maravilhosa, acaba provocando sérios danos aos fios de cabelo, tornando-os rebeldes, ressecados, quebradiços, sem brilho e sem vida.

Mas o que fazer então, para usufruir de todas as qualidades dos processos químicose conservar a saúde e a beleza dos cabelos?
Qualquer processo químico altera a estrutura do fio de cabelo, deixando-o mais sensível. Por isso, depois de tingir, alisar ou fazer permanente, os cuidados devem ser intensificados.
A estrutura de um fio de cabelo é formada por três camadas: cutícula, córtex e medula.
  
De fora para dentro, o cabelo é formado por cutícula, córtex e medula

Os processos químicos atingem a cutícula e o córtex, tornando os cabelos fracos, desvitalizados, sem vida, sem brilho e com escamas abertas.
Normalmente, os métodos de alisamento e permanente são basicamente os mesmos, mas as tinturas podem ser realizadas por vários processos diferentes. 

Vamos então, conhecer um pouco dos pontos positivos e negativos de alguns desses processos, antes de escolher qual usar. 

- Xampus (shampoos) e Loções tonalizantes: são menos agressivos, mas não são totalmente inofensivos. Eles têm uma agressividade menor por não exigirem descoloração prévia, mas a coloração dura menos e obriga o uso mais freqüente. 

- Tintura Creme: é um processo muito agressivo, pois exige que os cabelos sejam descoloridos com produtos que têm amônia em sua fórmula. A amônia abala os fios de cabelo, fazendo-os perder o brilho, a elasticidade e a oleosidade naturais. Isso acaba por favorecer o aparecimento de pontas duplas e o ressecamento. Por outro lado, esse processo dura mais tempo e a freqüência do tingimento é menor. 

- Henna: É um produto natural, mas tem uma substância chamada tonina que provoca ressecamento nos fios.

Para evitar os estragos, que os produtos químicos podem causar aos fios do cabelo, é imprescindível um tratamento com cremes e xampus específicos para cabelos com química, à base de aminoácidos da seda, por exemplo.

Além disso, deve-se usar um recondicionador para cabelos enfraquecidos ou fragilizados, à base de plantas como jaborandi ou confrey e fazer hidratação uma ou duas vezes por semana com produtos à base de óleos naturais como a macadâmia. Essa hidratação vai devolver a oleosidade, a umectação e o brilho dos cabelos.
É bom usar reparadores de pontas, feitos com silicone, para impedir o aparecimento de pontas duplas.

Quem tem cabelos compridos, tem chance de ressecamento muito maior, pois a umectação dos fios é feita por gorduras naturais produzidas pelas glândulas sebáceas que se depositam no couro cabeludo e se espalham pelos fios. Assim, a gordura vai diminuindo ao longo do comprimento do fio. Quanto mais longo o fio, menor a quantidade de gordura que ele recebe em sua ponta.

É muito comum, pessoas com cabelo comprido, apresentarem couro cabeludo oleoso e pontas ressecadas, principalmente após os processos químicos (tinturas, alisamentos ou permanentes).
Fonte: Jornal Profissão Beleza – pág. 12 – Edição 7- Ano 2





              ESCOLHA O SHAMPOO CERTO PARA SEUS CABELOS



by Roberto M.
Qual é o melhor xampu (shampoo) para cabelos ressecados? E para cabelos oleosos? Tem um tipo certo de xampu para queda de cabelos? Como escolher o xampu correto para cada tipo de cabelo?
Existe tantas opções no mercado, que fica difícil escolher um produto apropriado para cada tipo de cabelo. Daremos aqui algumas dicas para ajudar na escolha do melhor xampu, afinal cabelo bonito começa na hora da lavagem.

Vamos começar explicando a estrutura de um fio de cabelo, pois é nele que os xampus vão agir. Um fio de cabelo é constituído por três camadas: 

a) Medula - O componente localizado na parte central. 

b) Córtex – É a parte mais volumosa (cerca de 70% da massa do fio de cabelo). É formada pelas chamadas microfibras (estruturas fibrilares) e por outros componentes, entre eles, os grânulos de pigmento (melanina) responsáveis pela cor dos cabelos. 

c) Cutícula – É a camada mais externa do fio. É formada por células queratinizadas que se sobrepõe umas sobre as outras dando à cutícula uma característica de multicamadas. É ela a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior do fio. Ações mecânicas (escovar, pentear, secar), produtos químicos (xampus, tinturas) e agentes externos (vento, sol, raios ultravioletas, piscinas) são os causadores da deterioração da cutícula do fio de cabelo.

Agora, vamos aos xampus indicados para algumas das anomalias existentes nosfios de cabelo:

1) Quando falta brilho nos fios, é sinal que a cutícula está aberta e tem acúmulo de impurezas. É bom usar xampu anti-resíduo a cada 15 dias. Outros aliados são osxampus compostos por ceramidasqueratinasilicone ou vitaminas.

2) Para combater os fios arrepiados, as melhores opções são os produtos em cuja fórmula estão aloe veralanolina e manteiga de Karitê.

3) Para diminuir o aspecto de palha do cabelo quebradiço e deixá-lo mais disciplinado e menos quebradiço ao longo do tempo, o indicado é xampu à base demanteiga de karitê, pantenol, proteínas e queratina.

4) Para os cabelos ressecados, produtos à base de aloe veraceramidas,colágenolanolinamanteiga de Karitêpantenol e queratina ajudam a hidratar e reduzem a perda de água.

5) Quem tem fios oleosos deve procurar produtos que têm em sua formulação substâncias naturais adstringentes para controlar a gordura, tais como: alecrim, algas marinhas, arnica, extrato de limão, hortelã, jaborandi ou menta.

6) Agora se os cabelos estão caindo além do normal, é sinal que algo não vai bem no organismo. Neste caso, além de procurar resolver o motivo da queda, é bom usar produtos desenvolvidos com extrato de argila, cetoconazol, jaborandi, jojoba, pois eles ajudam no tratamento no que diz respeito à limpeza do couro cabeludo. 









PRINCIPAIS APLICAÇÕES:
Escovas progressivas, Definitiva, temporária;
Hidratação
Selamento cutícula
Tintura
Relaxamento
AMPLAMENTE DIVULGADO NA TV!
DIFERENCIAIS: 
Não precisa fazer mecha por mecha pois a luz pega a cabeça toda
Maior pótência que a dos concorrentes  (5w)
Ponteira não esquenta como as de canetinha
Potência não diminui durante o procedimento

VANTAGENS DO LASER:
Permite que se tenha cabelos lisos sem colocar sua saúde em risco
Diminuição do tempo de aplicação
Amolecimento da fibra capilar
durabilidade

NO ALISAMENTO E NO FRISAMENTO DOS FIOS CAPILARES:
A durabilidade do efeito é maior
O cabelo alisado, pela texturização ou por escova progressiva, pode ser lavado no mesmo dia
A fibra capilar é recuperada mais rapidamente pois a utilização de fótons ajuda a devolver a queratina do cabelo, reestruturando-a.


NA COLORAÇÃO:

Tempo de pausa da coloração diminui 15 a 20 minutos
Proporciona brilho, maior fixação e durabilidade da cor aos fios brancos
A cor não desbota , o processo é mais rápido expondo menos os cabelos à química dos produtos e clareando os fios mais rapidamente.

NA HIDRATAÇÃO:
Os produtos agem com mais intensidade , atuando na segunda camada do cabelo em um tempo mais rápido.

PRODUTOS QUE PODEM SER USADOS:

Tioglicolato de amônia Alisamento

Complexo de queratina
Hidrolizado de proteína
Peroxido de hidrogênio

Capcicum  terapia Capilar

Pilocarpina

Minoxidil


PRODUTOS QUE NÃO PODEM SER USADOS: Guanidina, Litium e Hidróxido de Sódio

COMO USAR O PHOTON LIZZE:
Passar a química no cabelo e usar o hair durante 5 a 10 minutos, depois fazer a escova e prancha e no término usar o hair para dar o acabamento.









EM DIAMANTINA, SALÃO DO BITA OFERECE TRATAMENTO CAPILAR A LASER, COM PHOTON LIZZE



Dicas para tratar dos cabelos

Cabelos ressecados e com pontas duplas
  • Prefira água morna; água muito quente resseca os fios e descama o couro cabeludo.
  • Evite o calor intenso dos secadores;
  • Evite pentear freqüentemente os cabelos;
  • Use condicionadores após o shampoo;
  • Após o condicionador, aplicar um creme hidratante sem enxagüe, que vai hidratar o fio e protegê-lo do calor do secador.
Cabelos brancos ou amarelados
  • Para que fiquem bonitos, brilhantes, com um branco vistoso lave-os freqüentemente com shampoo para cabelos grisalhos.

.....O verão é a estação que exige que cuidemos muito mais dos cabelos. A exposição ao sol, vento, poluição, água do mar, transpiração, cloro, presilhas, etc., fatores que muitas vezes acontecem juntos, representam a destruição dos cabelos.
.....Assim, observe os agentes que maltratam nossos cabelos e anote algumas dicas:
.....Água do mar: Em 3 minutos, os raios ultravioletas reagem com o sal da água do mar, e aí começa um processo  de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem porosos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. Resultado: queda dos cabelos.
.....Por isso, não deixar seus cabelos secarem ao sol. Procure mergulhar só na hora de ir embora ou enxágüe-o em água doce, secando-os com uma toalha. Passe condicionador antes de mergulhar, de preferência, um condicionador leave-in, à base de proteínas. O condicionador formará uma camada de proteção nos fios.



.....Vento: O vento retira dos cabelos uma camada de proteção natural, uma espécie de gordura, deixando os cabelos embaraçados e com aparência de arrepiados.
.....Passe um gel sem álcool ou silicone para protegê-los ou faça uma trança folgada para diminuir a exposição.

.....Poluição: Com o suor as partículas de fumaça e poeira acabam grudando nos fios. Isso vai deixando os cabelos pesados e sem viço.
.....Para limpá-los adequadamente, use xampus removedores de resíduos a cada três ou quatro lavagens. Na hora de enxaguar coloque uma colher de chá de bicarbonato de cálcio numa bacia com água. Isso vai ajudar a neutralizar os poluentes que estiverem na água. Um banho de creme uma vez por semana dará mais resistência ao cabelo.

.....Sol: A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa envelhecimento dos fios, deixando-os ressecados, quebradiços e sem brilho.
.....Aplique produtos com FPS e use chapéu. Procure lavar os cabelos com xampu e condicionador com filtro solar. Use produtos à base de vitamina E e C, cremes nutritivos com ferro, zinco e manganês para que resistência aos fios.

.....Transpiração: A transpiração intensa e freqüente pode causar alteração do pH natural do couro cabeludo. Ele poderá se tornar mais ácido favorecendo o aparecimento de lesões ou queimaduras. A dermatite seborréica, ou seja, caspa também pode se instalar com um ambiente de intensa e freqüente transpiração.
.....Procure não se submeter a ambientes que a façam transpirar, e deixar o suor por muito tempo no couro cabeludo. Lave os cabelos preferencialmente todos os dias usando xampus equilibrantes que ajudam a regular seu pH.

.....Cloro: Com a água da piscina seus cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Como se isso não bastasse, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.
.....Procure usar toucas de silicone e passar um protetor de cor, principalmente quando for mergulhar ao ar livre, pois o sol pode complicar ainda mais a situação. Lave seus cabelos com xampus anti-resíduo.
.....Presílias: O calor do verão pede cabelos presos. Mas, cuidado! Os elásticos finos puxam e quebram os fios e as presilhas, se usadas sempre no mesmo lugar partem os cabelos.
.....Escolha com atenção seus prendedores e procure mudar o local em que prende os cabelos. Não use prendedores muito apertados e de elástico. Prefira pentes de dentes largos e use cremes desembaraçantes
Baseado em matéria publicada no site sopaformulada.cjb.net




































Dicas para manter a saúde dos cabelos















e da pele durante o verão

No corpo dos mamíferos, os pêlos e cabelos têm a função de proteger a pele das agressões do ambiente: "os pêlos formam a maior parte dos componentes presentes nos mamíferos, tendo como função a barreira física entre o animal e o meio ambiente. Os cabelos protegem o couro cabeludo do sol, da areia, de pancadas etc.", explica Silvana Masiero, pesquisadora da Johnson & Johnson.

O verão é a época que os cabelos ficam mais expostos a radiação solar e sofrem as conseqüências dessa exposição tanto quanto a pele.
De acordo com a pesquisadora, "a exposição dos cabelos à luz solar pode levar a um aumento da rugosidade das cutículas e à formação de pequenas bolhas na superfície dos fios, tornando os cabelos quebradiços, secos e descoloridos.
Para evitar o ressecamento dos cabelos no verão, Silvana Masiero dá algumas dicas preciosas:

  • "O uso de xampus e condicionadores com filtros solares, agentes
    condicionantes adequados ao tipo dos cabelos e a complementação
    do tratamento com banhos de cremes são importantes para manter
    a hidratação dos cabelos".
  • "Não podemos esquecer que assim como a pele, os fios de cabelo 
  • são hidratados e alimentados também de dentro para fora e por isso
    uma alimentação rica em proteínas, minerais e vitaminas é muito
    importante. As saladas e frutas são fontes de aminoácidos que ajudam
    na formação da queratina, além de serem comidas leves, excelentes
    para o verão".
Baseada em matéria do sortimentos.com


      ÁRVORE DE ARGAN     
   SEMENTES DE ARGAN   





PESQUISADOR DESCOBRE FÓRMULA PARA O CRESCIMENTO DOS CABELOS



Defrizante para cabelo
  
O secador e a chapinha são grandes aliados da maioria das mulheres. Quem não sai de casa sem secar ou alisar os fios, já deve ter se perguntado se é possível manter o cabelo saudável usando secador e chapinha. A resposta é sim, mas existem alguns segredos para isso.
Usar secador e chapinha todos os dias não é prejudicial para o seu cabelo, desde que você siga algumas regrinhas. Entre elas, ajustar o secador para uma temperatura não muito quente, manter o aparelho sempre a pelo menos 15 cm de distância dos fios, não passar a chapinha várias vezes na mesma mecha e nunca usá-la com os fios úmidos.
Outra regra importante é sempre proteger os fios. Para isso, existe o defrizante, um finalizador que ajuda quem passa horas esticando o cabelo daqui e dali para ter um liso perfeito.
A função do defrizante é facilitar a escova criando uma camada protetora nos fios para evitar os danos causados pelo calor do secador e prolongar o efeito liso da chapinha.
O produto também serve proteger o cabelo da umidade e para controlar os fios mais rebeldes, evitando aquele aspecto arrepiado após a secagem.
Na hora de comprar o seu defrizante, prefira os de consistência bem suave para não deixar o cabelo com aspecto “pesado.” Quanto mais vitaminas e silicones na fórmula no produto, mais eficaz sua ação contra o frizz.
modo de usar defrizante é simples: basta colocar a quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de um real na palma das mãos e espalhar por todo o comprimento do cabelo quando ainda estiver úmido.





Um comentário: